Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pequenas causas, grandes aborrecimentos ! por Dr. Mario Arcangelo Martinelli

Pequenas causas, grandes aborrecimentos !
Mario Arcangelo Martinelli


Nada mais aborrecido e desgastante do que alguns de nossos problemas do dia a dia.

Quem nunca teve, por exemplo,  problemas chatíssimos com as operadoras de Celular ?

Um cliente nosso, ficou entusiasmado com um plano “pequeno empresário” da Vivo.

 Eram três linhas de celular com total franquia de impulsos entre si e uma linha de dados.  Junto viriam os três aparelhos e o modem de acesso à Internet.

O cliente esperou o prazo  que o representante da Vivo prometeu em visita pessoal. Dez dias.

Passaram-se os dias , 10, 20 e nada.  O cliente depois de mais de 10 ligações, explicações, etc..., cansou !

Mas a Vivo, não. Passou a enviar as faturas correspondentes ao Plano jamais utilizado.  Novas ligações reclamações, explicações vazias.

E assim foi. Neste ponto, o cliente nos consultou.

Preparamos uma notificação extrajudicial à Vivo.

Não atenderam e pior negativaram o cliente no SPC e SERASA.

Imediatamente propusemos Ação Declaratória combinada com Indenização por Perdas e Danos.

A MD. Juiza, concedeu imediatamente medida liminar para levantamento da restrição.

Para fazer curta esta longa história, a Vivo foi condenada a pagar R$15.000,00 por perdas e danos.

E os cartões de crédito, bancos, empresas de leasing, planos de saúde, todos muito simpáticos na hora da conquista da conta, mas depois mostram suas garras, despreparo e indiferença.

Mas não é só... têm também os famosos pedreiros, carpinteiros, encanadores, eletricistas, fornecedores de móveis e  de eletrodomésticos, armários embutidos, etc, etc, etc,

Claro, não estamos falando dos bons profissionais, ressalve-se.

Agora recebemos a consulta a seguir, de um seguidor deste blog,

Vamos lá !

Mario Arcangelo Martinelli

A consulta :

DR. MARIO A. MARTINELLI, BOA NOITE!
FAVOR  INFORMAR ONDE ENCONTRO UM MODELO DE PETIÇÃO PARA O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS, POIS PRETENDO PROTOCOLAR UMA AÇÃO CONTRA UMA FIRMA QUE "EXECUTOU" UM SERVIÇO , PÉSSIMO POR SINAL, EM MINHA RESIDÊNCA., ESTIVEMOS NO PROCON, MAS NÃO HOUVE ACÔRDO. PAGUEI ADIANTADO E NÃO CONCLUIRAM O COMBINADO.
ESTÁ TUDO DOCUMENTADO.
GRATO,
 José Maria (nome fictício)
Prezado José Maria,

No Juizado de Pequenas Causas, pode-se fazer a reclamação verbalmente e um técnico judiciário  ouvirá sua reclamação e  a reduzirá a termo (Art. 14 § 3º da Lei 9.099 de 26/91995).

Vc assinará e ele processará o feito encaminhando para o juiz que receberá os autos, mandando citar (convocar) o reclamado.

Agora, na sua reclamação, só poderá pedir indenização até 40 vezes o salário mínimo, teto do valor do Juizado de pequenas causas, podendo ser até de valor superior para aproveitar o rito rápido e simples do procedimento, porém importará em renúncia ao crédito excedente. (Art. 3º § 3º).

Quando a outra parte for chamada para audiência o juiz  tentará um acordo e caso as partes não se entendam, ele prosseguirá o processo e no final dará sua sentença.

Só lembrando que até 20 salários mínimos, não há necessidade de acompanhamento por advogado.
Segue um modelo de petição inicial.


EXMO SR DR JUIZ DIRETOR DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE               



(nome, nacionalidade, estado civil, profissão, número do RG e do CPF), residente e domiciliado (endereço), vem propor a presente ação em face de (nome do fornecedor), situado (endereço do fornecedor), pelos motivos abaixo:

(relatar o fato de forma clara e sintética)

[Por exemplo: identificar o produto/serviço adquirido, bem como o problema apresentado e, se for o caso, especificar os prejuízos materiais e/ou morais sofridos em razão de defeito do produto/serviço].

PRELIMINARMENTE, 
(se for o caso)

 Como se verifica dos fatos acima relatados, o caso em questão é de extrema gravidade e não pode aguardar, razão pela qual faz-se imprescindível que V. Exa. determine LIMINARMENTE :

[Por exemplo: havendo negativação indevida no SPC e SERASA, para a imediata exclusão,  no caso de negativa de cobertura por empresa de assistência médica, que a empresa seja obrigada a garantir imediatamente o atendimento pleitea­do; no caso de corte indevido da linha telefônica, que o serviço seja imediatamente restabelecido, etc.]

Assim sendo, requer que V. Exa. determine a citação do réu para comparecer à audiência de conciliação a ser designada e, se for o caso, possa oferecer sua contestação, sob pena de serem considerados verdadeiros os fatos alegados.

Requer também que, ao final, o pedido seja julgado procedente, condenando o réu a
 (pedido, ou seja, o que você deseja que a Justiça determine)
[Por exemplo: no caso de defeito do produto, a substituição do produto por outro da mesma espécie, a restituição da quantia paga ou o abatimento do preço; no caso de danos materiais e/ou morais sofridos em razão de defeito do produto/serviço, a condenação do fornecedor ao pagamento de indenização; no caso de cobrança indevida, a devolução do valor pago em dobro, etc]

Dá-se à causa o valor de R$ (valor envolvido)
[Por exemplo: no caso de defeito do produto ou serviço, o preço do produto ou serviço; no caso de cobrança indevida, o valor a ser restituído; no caso de indenização, o valor pedido]

Termos em que,

P. e E.

Deferimento.


Nesta fase, não há incidência de custas e despesas judiciais.

E deve-se fazer uma redação simples,  direta, sucinta e  sem necessidade de recorrer a Jurisprudências e que tais....

Boa sorte !

MARIO ARCANGELO MARTINELLI




16 comentários:

Daniel Zelioli disse...

Olá
Dia 11/12/2010 me envolvi num acidente de transito o qual não tive culpa, uma caminhonete não respeitou a sinalização (Placa de PARE) além de estar em alta velocidade (tenho foto das marcas no chão).
Desde então estou tentando entrar num acordo com o outro motorista, porém o mesmo não me retorna as ligações muito menos responde aos e-mails.
O acordo era dele pagar 50% do estrago que ele causou, mas como ele não cumpriu o acordo, e como estou com o carro parado todos esse dias (amassou as rodas) gostaria de entrar no pequenas causas e fazer com que ele pague por todo dano causado, inclusive tive que deixar de ver meus familiares por não ter carro e não ter condiçoes de alugar um.
Já tenho o B.O, tenho as fotos, tenho todos os e-mails que enviei a ele propondo o acordo e sem resposta de nenhum deles.
Só que não sei qual o próximo passo a ser tomado.
Poderia me auxiliar?
Agradeço sua atenção!

Juarez - Porto Velho-RO - e-mail juarezpvh@hotmail.com disse...

Dr Mario - Preciso de sua ajuda...

Por estar em situação difícil, financeiramente, gostaria de saber como acabar com a bola de neve que virou os empréstimos contraidos junto à intituição finaceiras locais, que pelo histórico dos juros do Banco Central estão todos abusivos, fato que não foi observado por mim por falta de conhecimento...Gostaria de saber o caminho para requer correção e implantação da combrança justa devida...

Desde já agraço...

MARIO ARCANGELO MARTINELLI disse...

Caro Juarez,

Você tem dois caminhos :

o 1º, juridico, seria pegar seus contratos, mandar para um perito contábil e levantar eventuais abusos

Em seguida entrar com ações revisionais.

Vc terá custos. A peritagem fica em torno de R$200,00 por contrato. Terá as custas dos processos (um para cada Banco). Honorários. talvez vc possa acessar a justiça gratuita, ou o Juizado especial, dependendo do valor de cada contrato.

O 2º caminho é a paciência e depende de suas caracteristicas pessoais (bens, situação financeira).

Se vc não se importar com restrições cadastrais, pode ficar na espera das ações dos bancos e se defender em caso de execuções, monitórias, e aí,com tudo correndo por conta deles, requerer as devidas revisões, etc.

Muitas vezes, dependendo do valor, os bancos não entram com ações e passam os contratos para empresas de cobrança e acabam fazendo acordos com grandes descontos (leva um ano aproximadamente) Estes descontos são muito maiores do que se consegue com revisionais.

Avalie bem qual saida fica melhor para vc.

Boa sorte!

Amigos seguidores, este blog foi repaginado e está em novo endereço : www.advogadodedefesa.blogspot.com , passem pra lá vcs também









Se vc não se importar com restrições cadastrais, pode ficar na espera das ações dos bancos e se defender em caso de execuções, monitórias, e aí,com tudo correndo por conta deles, requerer as devidas revisões, etc.

Muitas vezes, dependendo do valor, os bancos não entram com ações e passam os contratos para empresas de cobrança e acabam fazendo acordos com grandes descontos (leva um ano aproximadamente) Estes descontos são muito maiores do que se consegue com revisionais.

Avalie bem qual saida fica melhor para vc.

Boa sorte!

Unknown disse...

email: lluna.rosana35@gmail.com dr. estou com problema em um epretimo pessoal a uma empresa que trabalhei;;emprestei 7mil reais a juros de 5%. não me pagaram o juros e nem meu dinheiro ate agora isto aconteceu maio de 2012. ficaram divida 17.744,41 dezembro 2013 me deram 1 mil reais e disseram que iriam depósitos de 2 mil reais em conta que tbm não aconteceu. e disseram que restante iria ser juros da poupança. atual presente data eles me devem 17.167.00 reais tem como reaver esse dinheiro na justiça como posso proceder neste caso. estou desesperada. uma empresa home care serviços de saúde de enfermagem;

Unknown disse...

desculpa se puder me enviar modelo de petição eu agradeço. pois toda vez que precisei do órgão de pequena causa obtive respostas plausíveis ao meu favor. neste caso de empréstimo pessoal não sei conseguirei reaver. tenho deposito q conta que fiz da empresa

mario arcangelo martinelli disse...

Rosana,

Vc. pode acessar o Juizado de Pequenas Causas sem advogado se reduzir o valor para 20 salarios minimos (R$14.480,00). Quanto ao ganho de causa vai depender da documentação do empréstimo ou outros meios de prova.

Unknown disse...

Dr. Mario
estou com um vazamento sobre a minha banheira há um ano.
Já temos um laudo do comdomínio, também de um encanador profissional e inúmeras tentativas de conversa com o vizinho do andar de cima. Tudo documentado por e-mail.
Gostaria de entrar com pedido de concerto via JPEC.
Vc tem algum modelo de petição para isso, apa poder me ajudar a começar!?
Agradeço.
engflavia@msn.com
11 99499-3667

mario arcangelo martinelli disse...

​Prezada Flavia,

Vc está correta, já é tempo de recorrer ao Judiciario.

Porém no JEC vc poderá fazer uma reclamação verbal, relatando o caso para o atendente do Juizo, levando cópias de documentos, avisos, emails, indicando testemunhas, etc​.

O funcionário "colocará a termo" seu pedido dando incio à ação.

Basicamente vc vai pedir seja o vizinho intimado a proceder o reparo em 48 horas sob pena de aplicação de multa diária e também peça indenização por danos materiais (se vc tiver com o provar gastos com o problema) e danos morais, em função da angustia que a situação tem provocado a você e à sua família.

QQ duvida, volte.

Boa sorte!

Unknown disse...

A vivo ofereceu uma linha pro meu pai de chip e disse que o telefone iria desligar ma o meu disse que não queria cancelar o telefone porque já era antigo já tem uns 35 anos a linha dele mesmo assim disse que iria voltar o número antigo e desligou sem a autorização do meu pai,entao fiquei ligando quase todo os dias pedi pra mandarem o técnico e nem chegava até aqui e acabaram desligando o telefone com chip que mandaram tbm meu pai está em tratamento de câncer e minha mãe tbm está em tratamento estamos sem telefone precisamos que alguém faça alguma coisa fui no procon na quarta feira dia 25/08/2015 e hoje dia 28/08/2015 só que não logram o telefone e sim ligaram com uma nova linha e quero saber estamos precisando de médicos que estamos perdendo quero saber se a vivo vai se responsabilizar pelos danos que estão causando e medicamentos não são baratos quero que a vivo pague indenização por isso estamos sem telefone a 5 meses por favor entre em contato comigo

Unknown disse...

A vivo ofereceu uma linha pro meu pai de chip e disse que o telefone iria desligar ma o meu disse que não queria cancelar o telefone porque já era antigo já tem uns 35 anos a linha dele mesmo assim disse que iria voltar o número antigo e desligou sem a autorização do meu pai,entao fiquei ligando quase todo os dias pedi pra mandarem o técnico e nem chegava até aqui e acabaram desligando o telefone com chip que mandaram tbm meu pai está em tratamento de câncer e minha mãe tbm está em tratamento estamos sem telefone precisamos que alguém faça alguma coisa fui no procon na quarta feira dia 25/08/2015 e hoje dia 28/08/2015 só que não logram o telefone e sim ligaram com uma nova linha e quero saber estamos precisando de médicos que estamos perdendo quero saber se a vivo vai se responsabilizar pelos danos que estão causando e medicamentos não são baratos quero que a vivo pague indenização por isso estamos sem telefone a 5 meses por favor entre em contato comigo

Unknown disse...

A vivo ofereceu uma linha pro meu pai de chip e disse que o telefone iria desligar ma o meu disse que não queria cancelar o telefone porque já era antigo já tem uns 35 anos a linha dele mesmo assim disse que iria voltar o número antigo e desligou sem a autorização do meu pai,entao fiquei ligando quase todo os dias pedi pra mandarem o técnico e nem chegava até aqui e acabaram desligando o telefone com chip que mandaram tbm meu pai está em tratamento de câncer e minha mãe tbm está em tratamento estamos sem telefone precisamos que alguém faça alguma coisa fui no procon na quarta feira dia 25/08/2015 e hoje dia 28/08/2015 só que não logram o telefone e sim ligaram com uma nova linha e quero saber estamos precisando de médicos que estamos perdendo quero saber se a vivo vai se responsabilizar pelos danos que estão causando e medicamentos não são baratos quero que a vivo pague indenização por isso estamos sem telefone a 5 meses

mario arcangelo martinelli disse...

Olá Taty,

Realmente a Vivo está errada e jamais poderia ter trocado o número contra a vontade de seu pai. Ele deve ir ao Juizado Especial Cível, no Fórum mais próximo de sua casa e fazerem reclamação verbal que será transformada em ação pelo Juiz.

Nessa reclamação seu pai deve exigir a devolução imediata da linha, sob pena de pagamento de multa diária e também indenização por danos morais pelos cinco meses de sofrimento agravado pelo estado de saúde de seus pais.

Seu pai deve levar cópia do cic rg Cpf e comprovante de residência . Contas da vivo , contas com a linha anterior e números dos protocolos de atendimento .

Não tem custo e não precisa de advogado.

Qq dúvida pode me acessar via email martinellidr@gmail.com.

Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá preciso de ajuda...fiz um serviço de pedreiro a. 1 ano e 3 meses atrás.agora depois deste tempo o cliente quer me processar dizendo que fiz um mal serviço..fui ao local e constatei que o imóveil precisa de manutenção mais o mesmo não quer a aceitar que o imóvel e antigo e precisa de manutençoes periódicas ...preciso de ajuda nunca enfrentei nenhum tipo de processo mais vou precisar me defender e não sei como me comportar nesta situação ...grato
..

mario arcangelo martinelli disse...

Bom dia amigo,

Em principio você deve aguardar para ver se a ameaça é concretizada. Se você receber alguma intimação do Judiciário, então procure a defensoria publica do seu estado para obter a assistência judiciaria gratuita.

Elizangela disse...

Olá preciso de ajuda,contratei um rapaz,pra fazer um serviço na minha residência,ele trouxe uma máquina de cartão pagseguro passei meu cartão com valor,incluindo até a mão de obra dele
O problema que ele não presto o serviço dele pra mim ,já liguei por banco,e banco já pago ele ,isso já faz um mês,conversei com a proprietária da maquina e ela falo q passo dinheiro todo pra ele e ela não pode fazer nada por mi! E agora oq eu faço.

mario arcangelo martinelli disse...

Realmente Elizangela,vc esqueceu juma regra básica para esse tipo de serviço : NUCA ADIANTAR VALORES. pagar contra serviço efetuado!

Agora só te resta procurar a JUSTIÇA.

Procure o CEJUSC - CENTRO JUDICIARIO DE CONCILIAÇÃO, sua cidade/bairro e já faça uma reclamação verbal para que a outra parte seja intimada para prestar contas.

Boa sorte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...