Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Entrevista do Jornal Cidade de Atibaia com o Dr.Mario Arcangelo Martinelli

DAVID x GOLIAS




Dr. Mario Arcangelo Martinelli, é advogado especializado em Direito Bancário e do Consumidor. Trabalhou por 30 anos em grandes bancos brasileiros e multinacionais. É consultor de escritórios de advocacia, na defesa de empresas e clientes em ações de Execução de contratos bancários.


ENTREVISTA DO JORNAL CIDADE DE ATIBAIA, COM DR. MARIO ARCANGELO MARTINELLI


JCA: Dr. Mario, como é essa relação Banco x Cliente, que o Sr. equipara à luta David x Golias ?

Dr.Mario Arcangelo Martinelli: Na verdade, a disparidade de poder econômico, político e jurídico entre os Bancos e seus Clientes, é bem maior do que o evento bíblico David x Golias. Não dá nem para comparar. Os Bancos usam muito bem seu poder econômico seja para obter leis e decisões judiciais favoráveis, seja para atrair clientes com propaganda enganosa, seja para, depois, usar uma estrutura jurídica enorme para cobrar o infeliz que sucumbe ao peso de seus juros e taxas.

JCA: E em caso de disputa entre Banco e Cliente, este pode, como Golias, acabar como vencedor?

Dr.Mario Arcangelo Martinelli: Sim, pode e muitas vezes sai vencedor. Entretanto é preciso conhecer bem as táticas do Golias, quero dizer, do adversário e saber atingir o ponto fraco...como fez David com a sua pedra...

JCA : O Sr. trabalha na defesa de clientes em disputa com bancos e também presta consultoria para outros advogados na área bancária. Os bancos, como o Sr. disse têm uma estrutura legal e jurídica poderosa. Como enfrenta-los?

Dr.Mario Arcangelo Martinelli: Verdade, eles são poderosos. Mas esse poder é frequentemente fragilizado na formalização de suas operações e também na cobrança e execução das dívidas, o que permite o aproveitamento de algumas pequenas falhas para derrubar todo esse poderio.

JCA : O Sr. pode dar algum exemplo prático?

Dr. Mario Arcangelo Martinelli: São detalhes. Por incrível que pareça às vezes os bancos não apresentam o contrato original assinado pelo cliente. Alguém lembrará: mas pode-se cobrar uma divida apresentando uma cópia autenticada do contrato. Sim, é possível, desde que não seja um titulo autônomo, como a CCB – Cédula de Crédito Bancário, utilizada hoje como panaceia pelos bancos , já que conseguiram a aprovação de uma Lei no Governo Lula permitindo a cobrança de juros sobre juros para operações desse tipo.

JCA: E acontece na prática?

Dr.Mario Arcangelo Martinelli : Muito. E os bancos cometem também uma série de outras fragilidades, que um advogado especializado sabe identificar com clareza, permitindo derrubar o Gigante Golias e se não mata-lo, como fez David, mas pelo menos domá-lo, com redução dos débitos a patamares mais justos que permitam o pagamento pelos devedores, em um prazo igualmente ajustado.

JCA : E esse trabalho de consultoria a escritórios de advocacia, como funciona?


Dr.Mario Arcangelo Martinelli : Os advogados hoje seguem a tendência da especialização, como os médicos, engenheiros e outros profissionais. Mas a relação advogado/cliente é tipicamente uma relação de confiança e muitas vezes os advogados são chamados a defender o cliente em áreas de atuação diversas da sua especialidade. Aí nada mais racional do que buscar suporte nos colegas especialistas. E com a internet, fica tudo mais fácil, ágil e econômico.

JCA: Esse suporte, essa consultoria a outros advogados, pode então ser feita virtualmente ?

Dr.Mario Arcangelo Martinelli : Com certeza. Tenho prestado consultoria a advogados por todo o Brasil e não sòmente em ações envolvendo bancos, mas também em ações de defesa do consumidor e execuções de uma forma geral. O colega explica o caso por email e envia cópias digitalizadas dos documentos. Por aí indicamos as ações possíveis e, frequentemente, elaboramos as peças jurídicas indicadas.

JCA : O Sr.pode divulgar seu email?

Dr.Mario Arcangelo Martinelli : Claro ! martinellidr@gmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...